domingo, dezembro 18, 2005

A Casa de Klee


A "Casa Giratória" de Paul Klee é a casa de sonho de qualquer habitante de uma cidade qualquer. E é a partir dela que nasce a ideia de uma casa que seja, em si mesma, movimento. Na casa de Klee, as portas rebatem-se, as janelas desdobram-se, as escadas descaem e parecem rampas, as faces desmultiplicam-se e multiplicam-se em outras janelas. Novas janelas. A casa de Klee parece daquelas casas desenhadas por seres mais pequenos, que facilmente recusam qualquer parte da casa que os iniba de se movimentarem. A casa de Klee não é, no entanto, naïf. E muito menos imaginada ou impossível. A casa de Klee existe. E, no presente trabalho, recria-se.
Existe, porém, uma casa prévia, que pertence a um dos muitos bairros históricos de Lisboa. A casa prévia à casa giratória (sem metamorfoses) é caracterizada por um tipo comum. Este tipo comum é definido por uma planta rectangular base, comum a três pisos sobrepostos verticalmente, com um conjunto central de escadas e cujas fachadas disponíveis se resumem a duas (uma orientada para a rua e outra orientada para um logradouro). A casa de Klee tem todas as fachadas disponíveis e, por conseguinte, passíveis de várias operações: é ela própria um acontecimento. Mas, no presente trabalho, não existe uma reprodução da casa de Klee, mas uma recriação ou a criação de um dispositivo da casa de Klee numa qualquer casa de um bairro histórico de Lisboa: retira-se uma janela da casa prévia e coloca-se, em seu lugar, uma janela da casa giratória.
A janela da casa giratória é tridimensional, os seus planos desdobram-se e dão lugar a portas que, por sua vez, são rampas e percursos de um banco giratório. E a janela giratória move-se, também ela própria, por uma aparente escada, que se dobra e desdobra. Quando a janela atinge um qualquer nível diferente do seu lugar, este permanece buraco. E recolhendo-se a esse, fica janela, como uma qualquer bay-window. A escada recolhe até um certo momento, ficando pendurada na fachada, a uns metros acima do nível do pavimento, evitando qualquer acto de destruição (quando a escada se desdobra e fica em posição diagonal, não necessita de qualquer "batente" ao nível do pavimento, pois o próprio peso da janela, ao longo da direcção da escada, evita o movimento desta).
O movimento da janela giratória é em si mecânico: a janela desce e sobe ao longo da "escada" através de um sistema semelhante a um elevador. Mas, depois, porque a janela giratória tem esse carácter de jogo, os planos da janela desdobram-se e dobram-se por acção do seu habitante. Um idoso pode ter dificuldade em se movimentar, mas não perdeu a capacidade de brincar!
"Las actividades lúdicas conducirán inevitablemente a una dinamización del espacio. El Homo Ludens [em itálico no original] actúa sobre su entorno: interrumpe, cambia, intensifica; recorre los trayectos y deja trazas de sus actividades.
"Más que una herramienta de trabajo, el espacio se convierte para él en un objeto de juego. Por eso quiere que sea móvil y variable. Como ya no necesita desplazamientos rápidos, puede intensificar y complicar el uso del espacio, que para él es principalmente un terreno de juego, de aventura y exploración".
[Constant, in Andreotti, Libero; Costa, Xavier; Situacionistas, MACBA / Actar, Barcelona, 1996]